-
Arquitetos: Echo Design + Architecture
- Área: 111 ft²)
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Artifox, Blu Dot, Design Within Reach, Dinesen, ETHNICRAFT, Gaggenau, Gus Modern, HEM, Hawa, Hem Design Studio, Henrybuilt, Lucifer Lighting, Mecho Shades, Runtal Radiators, SOSS, Valli & Valli, West Elm
Tons neutros e madeiras quentes criam um refúgio das caóticas ruas da cidade.
Com paredes brancas, piso de lâminas naturais, e mobiliário simples, criamos um refúgio do clamor das ruas de Nova York. A reforma ampliou o apartamento, inicialmente de um quarto do morador, que antes ocupava apenas a parte posterior do terceiro andar do edifício, para agora ocupar todo o pavimento. Com o desafio de projetar um santuário dentro do centro turístico de Nova York, nos inspiramos no minimalismo da Escandinávia e na integração japonesa.
O conceito foi buscar a continuidade dos materiais, através de um ponto focal sutil, que define cada cômodo.
O pé-direito alto, de 3 metros, foi mantido, bem como a moldura original de 1846, preservando os princípios da antiga residência, e conectando elementos utilitários e estéticos à composição. Um grande "cubo" central, adjacente aos espaços, organiza todas as comodidades, e armários de cada cômodo. Cada uma das faces serve uma das três áreas definidas; sendo, a sala de estar e de jantar, o quarto e o escritório, e a cozinha.
Os painéis brancos puros do cubo, e os puxadores embutidos são tão onipresentes quanto o piso laminado da Douglas Fir, fornecendo uma continuidade simples, que incentiva a tranquilidade na casa, um contraposto a vida empreendedora do cliente. Para amplificar o silêncio, um grande tapete aliado a cortinas, foi disposto na sala de estar e de jantar, em frente à rua, para reduzir o murmúrio do distrito de Flatiron.
Com uma modesta paleta de branco, castanho e cinza, podemos destacar os principais elementos de cada ambiente sem exageros. Cada espaço foi projetado com mobiliários soltos, em tons mais quentes de carvalho, e nogueira para contrastar com as lâminas de madeira do piso, e evitar a distração de um material totalmente estranho.
O resultado é um lar, cujos pilares são bem-estar e eficiência.
Durante todo o processo, o cliente expressou a necessidade de relaxar após dias longos e exigentes. Como proprietário de pequenas empresas, o estilo de vida do empreendedor exige uma agilidade constante, que se torna muito desgastante. O projeto simples e os espaços organizados de maneira eficiente permitem evitar distrações indesejadas, e concentração na recuperação física e mental dos desafios cotidianos.